Curso Técnico em Enfermagem


APRESENTAÇÃO


O curso Técnico em Enfermagem: Ambiente e Saúde – Educação Profissional Técnica é uma ação da Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão, surge como uma iniciativa que busca capacitar cada vez mais profissionais para suprir a alta demanda do Sistema Único de Saúde. Portanto, esses profissionais assim que devidamente formados, estarão aptos a atuar na Atenção Primária em Saúde, hospitais e rede ambulatorial. Por fim, ressalta-se que o curso se encontra alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 


OBJETIVO


Formar profissional Técnico em Enfermagem com perfil voltado para atuar no Sistema Único de Saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação de forma integral, atendendo aos princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível técnico, bem como aos princípios e diretrizes do SUS.

A ETSUS visa formar profissionais qualificados, por meio do desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que possibilitem a compreensão de sua atuação enquanto Técnico em Enfermagem dentro do Sistema único de Saúde e da Rede de Assistência à Saúde de Mato Grosso do Sul.

Público-Alvo:

O curso é destinado aos profissionais de nível médio que já atuam no SUS.

 


REQUISITOS


Os interessados deverão cumprir os seguintes requisitos:

      • Possuir ensino Médio concluído;

      • Ter, no mínimo, 18 anos completos.

 


INSCRIÇÃO


Caso haja mais candidatos dentro da Rede Municipal de Saúde do que o número de vagas ofertadas, será realizado processo seletivo. Os interessados devem ficar atentos aos meios de comunicação da Escola.

 


 PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO


O Técnico em Enfermagem será habilitado para:

      • Realizar, sob a supervisão do enfermeiro, cuidados integrais de enfermagem a indivíduos, família e grupos sociais vulneráveis ou não;

      • Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital;

      • Participar do planejamento e da execução das ações de saúde junto à equipe multidisciplinar, considerando as normas de biossegurança, envolvendo curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, cuidados pós-morte, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais;

      • Preparar o paciente para os procedimentos de saúde;

      • Participar de comissões de certificação de serviços de saúde, tais, como: núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade dos serviços prestados à população, gestão de riscos, de comissões de ética de enfermagem, transplantes, óbitos e outros;

      • Colaborar com o enfermeiro em ações de comissões de certificação de serviços de saúde, tais, como: núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade dos serviços prestados à população, gestão de riscos, comissões de ética de enfermagem, transplantes, óbitos e outros.

 


ESTRUTURA CURRICULAR


A carga horária total é de 1.650 horas, destas 1.210 horas são de aulas teórico/práticas e 440 horas de Estágio Profissional Supervisionado. Ao final do curso exige-se também um trabalho de conclusão (TCC).

 


MÓDULOS


Módulo I

Módulo teórico/prático com carga horária de 490 horas, sendo: 450 horas de aulas teórico/práticas e de 40 horas de Estágio Profissional Supervisionado e não prevê terminalidade, portanto, não será emitida certificação ao ser concluído;

Módulo II

Módulo teórico/prático com carga horária total de 670 horas, sendo: 450 horas de aulas teórico/práticas e 220 horas de Estágio Profissional Supervisionado e também não prevê terminalidade, portanto, não será emitida certificação ao ser concluído;

Módulo III

Módulo teórico/prático com carga horária total de 450 horas, sendo: 310 horas de aulas teórico/práticas e de 140 horas de Estágio Profissional Supervisionado que, somadas à carga horária dos Módulos I e II prevê a terminalidade para o Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde - Educação Profissional Técnica de nível médio.

 


DIPLOMA


Cabe a Escola registrar e expedir, os diplomas em conformidade com o art. 76 da Deliberação CEE/MS nº 10.603/2014 e os dados informados no SISTEC- Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, a quem caberá atribuir um código autenticador do referido registro, para fins de validade nacional.

O Diploma de Técnico em Enfermagem- Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde- Educação Profissional Técnica de nível médio, estará disponível aos estudantes que concluírem com êxito os componentes curriculares constantes dos módulos I, II e III do curso e respectivos Estágios Profissionais Supervisionados e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 


DISPONIBILIDADE


As inscrições NÃO estão abertas no momento.

 

 

Mais informações pelo Telefone: (67) 3345 - 8053

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.