INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO EAD DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CASMAD)

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 4, 2018 as 14:49 | Voltar

Abertas as Inscrições para o Curso EAD de Atualização em Saúde Mental, Álcool e OutrasDrogas (CASMAD)

Os profissionais dos Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul poderão se inscrever, no curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CASMAD), ofertado pela Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, na modalidade EAD (Ensino à Distância). O curso é gratuito e osparticipantes obterão certificação de 60h e tem duração máxima de 04 semanas.

A formação visa o atendimento da demanda de formação de todos os profissionais das equipes de atenção básica, demanda esta originada pelos próprios trabalhadores no âmbito do Projeto Caminhos do Cuidado - no qual agentes comunitários em saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, integrantes das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) foram estimulados a discutir situações de saúde mental, álcool e outras drogas.

O curso está vinculado ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde - DEGES/SGTES/MS, ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz e aRede das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - RET-SUS.

Organização curricular

O curso é divido nos seguintes 6 módulos:

I- Introdução (um pouco de história)

Propõe-se apresentar a lógica da Atenção Psicossocial versus a lógica manicomial, tendo por base a Lei 10.216, introduzindo os dispositivos estratégicos da Saúde Mental – os CAPS.

II- 4 Princípios para ação em SM

Apresentam-se e discutem-se os seguintes princípios

1. a) Acolhimento, apoio eorientação ao grupo familiar
  2. b) Priorização dasfamílias em maior risco
  3. c) Busca e estímulo deparcerias no território
  4. d) Monitoramento eAcompanhamento do usuário

III - Atitudes dos trabalhadores da ABS

Neste módulo debatem-se questões que vão desde o ponto de vista do trabalhador, os pré-conceitos em relação aos transtornos mentais, ao uso de drogas, a religião, o conceito ampliado de família, até a relevância do trabalho em equipe no alcance dos objetivos propostos.

IV- Conceito de Rede

Além de introduzir o que vem a ser as Redes de Atenção à Saúde - RAS e a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, apresentando os dispositivos que a compõe, pretende-se refletir sobre o que é uma rede de saúde e como construí-la, dentro da participação de cada um que compõe essa rede. Ao final dessemódulo espera-se que se consiga identificar a rede local de cada território.

V- Redução de Danos e o Papel da Estratégia de Saúde da Família

O que é Redução de Danos? A Redução de Danos se opõe a abstinência? Como fazer RD na ESF? Essas são perguntas que este módulo traz para debate e reflexão. Serão apresentadas também algumas drogas psicoativas, seus efeitos no sistema nervoso central e ações possíveis de serem realizadas pela ESF nocuidado aos usuários.

VI- Saúde, Sociedade e Território

Como atuar em territórios violentos. Não há como desconsiderar que muitas equipes de ESF estão localizadas em territórios nos quais a violência é a tônica. Assim, torna-se indispensável dialogar como lidar com a violência que de tantas formas atravessa a vida da comunidade e de trabalhadores da própria ESF.

Conclui-se com uma reflexão sobre o que seriam os desafios no cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas, assim como as conquistas. A cura, a abstinência seriam sempre metas a serem firmadas e alcançadas? Como se perceber ‘vencendo’ nas ações cotidianas? Como lidar com a frustração? A conquista em resultados possíveis.

Critérios de Avaliação

A avaliação consiste em responder questões ao final de cada módulo. Ao concluir as respostas do último módulo, o aluno estará apto a receber o certificado deAtualização em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Metodologia

Propõe-se um desenho de formação que contemple prioritariamente toda a equipe da ABS, de modo a garantir informações homogêneas que poderão, durante o curso, serem aprofundadas de acordo com o grau de interesse, conhecimento e necessidade sentida por cada profissional. O curso será realizado namodalidade Educação a Distância (EaD). Todos os alunos terão o acompanhamento por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão responder as atividades de exercício na plataforma e só assim serão liberados pelo tutor para prosseguir para o módulo seguinte.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/nTTiVcuWEHHE0dfB3 no período de 20/06 a 29/06/2018.

Publicado por: Thereza Christina Amendola da Motta