Quem é Ena de Araújo Galvão?

Ena de Araújo Galvão, nasceu em 8 de março de 1945, em Presidente Olegário/Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (Unb) em 1973, ela se especializou em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) do Rio de Janeiro, e é Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

A professora esteve presente na construção do Projeto de Formação em Larga Escala (PLE) na década de 80, ação que foi um marco na formação dos trabalhadores da saúde. Em 1990, participou do Projeto de Formação dos Trabalhadores na Área da Saúde (PROFAE). Foi consultora por produtos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e Cultura (MS/MEC), atuando principalmente nas temáticas: Recursos Humanos em Saúde, Educação Profissional, Capacitação Pedagógica, e Saúde dos povos Indígenas.

No ano de 2005 tomou a decisão de se afastar do Ministério da Saúde, porém com o projeto “Programa de Formação dos Trabalhadores para a Área da Saúde” (PROFAPS), em fase de planejamento e negociação.

Em 2004 recebeu o prêmio “Gente que faz Saúde”, concedido pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), e atualmente ocupa a Cadeira XVIII da Academia de Letras de Brasília.

Por suas contribuições, o nome “Ena de Araújo Galvão” está presente em diversos espaços públicos das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes estados do Brasil: Mato Grosso do Sul (escola), Acre (pavilhão pedagógico), Goiás (biblioteca) e Rio de Janeiro (videoteca).

 

Relação de Ena com a ETSUS

O nome passou a estampar a denominação da Escola, em 2006 quando o antigo CEFOR de Mato Grosso do Sul se transformou em ETSUS. A professora Ena de Araújo Galvão foi então escolhida democraticamente por professores, alunos, técnicos, junto a comunidade geral para ser homenageada.

A decisão foi motivada por diversos fatores, entre eles estão a contribuição de Ena para criação e desenvolvimento do CEFOR/MS, apoio pedagógico na elaboração de projetos nos cursos propostos e realizados pela ETSUS, e a luta na inserção de propostas à nível nacional como o Programa Larga Escala e o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (PROFAE).

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.