Com a necessidade de atualização das diretrizes institucionais, os profissionais da Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão” se reuniram para a produção do Projeto Político Pedagógico (PPP). O documento descreve as propostas da instituição em relação às práticas educacionais e os objetivos que ela pretende alcançar, além de cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), no art. 12 que institui a obrigatoriedade da ação.
O PPP tem um grande impacto na jornada da Escola Técnica, sendo que o primeiro foi elaborado no ano de 2014. Com a atualização, o documento passa a ser vigente entre os anos 2024 a 2027, estruturado em três marcos: Marco Situacional, Marco Conceitual, Marco Operacional.
O projeto é resultado do trabalho em conjunto dos profissionais da ETSUS, onde por meio de debates reestruturaram desde os recursos humanos, organização e funcionamento, até os princípios e diretrizes das ações educativas que deverão ser executadas. Por meio do documento, a instituição busca afirmar o compromisso com os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e a população do estado.
Ainda segundo a Analista de Desenvolvimento Profissional, que atua com formação em Educação Profissional em Saúde para trabalhadores do SUS na ETSUS, Ewângela Aparecida Pereira, a ação é de extrema importância pois impacta na missão e objetivos da instituição.
“Mais do que cumprir uma exigência legal, o PPP é um planejamento que possibilita a equipe trabalhar pontos importantes em relação a Escola, além de promover a integração entre os membros da equipe e mobilizar todos, para o desenvolvimento das ações a serem realizadas pela instituição”, afirma.
Mais informações pelo telefone. (67) 3345 - 8053 ou e-mail: etsus@saude.ms.gov.br.
Ewângela Aparecida Pereira, Setor Pedagógico ETSUS
Juliene Marques, Programa de Estágio Supervisionado
Publicado por: Osvaldo Nonato De Castro Junior