Curso de formação de tutores acontece na ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão

Categoria: Notícias | Publicado: quarta-feira, março 28, 2018 as 16:21 | Voltar

Durante os meses de fevereiro e março deste ano ocorreu a formação da primeira turma de tutores do Curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (CASMAD), oferecida pelo Projeto Itinerários do Saber. No total foram formados dezessete profissionais de saúde que concluíram esta etapa da formação e estão aptos a serem tutores das turmas que serão ofertadas no decorrer deste ano.

Este curso está vinculado ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde - DEGES/SGTES/MS; ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz; e à Rede das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - RET-SUS.

Essa atualização tem por objetivos: desmistificar o cuidado em saúde mental, facilitando que os trabalhadores da ABS reconheçam e intervenham sobre quadros de sofrimento psíquico, aqui incluída a atenção a pessoa em uso prejudicial de álcool e outras drogas, identificando competências de cuidado que já são utilizadas e construindo novas ferramentas que auxiliem nos desafios apresentados pelo campo; e qualificar ao nível de atualização, os trabalhadores de nível médio e superior das equipes da estratégia da família.

A próxima etapa será a formação das turmas, que terão como público-alvo os trabalhadores da saúde, especialmente da Atenção Básica, que estejam interessados em aprimorar suas estratégias no cuidado nessa temática e que tenham conhecimento mínimo de internet, tendo em vista que trata-se de um curso na modalidade EAD.

Fiquem atentos ao site da ETSUS pois em breve divulgaremos maiores informações!

Publicado por: Thereza Christina Amendola da Motta

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.