Saúde promove I Semana do Técnico em Enfermagem

Categoria: Notícias | Publicado: terça-feira, setembro 5, 2023 as 11:14 | Voltar

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio da ETSUS (Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão) realiza nesta quarta-feira (17), às 8h30, a solenidade de abertura da I Semana do Técnico em Enfermagem, no auditório do LAC localizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A programação acontece até sexta-feira (19) e é voltada à valorização e fortalecimento desses profissionais que contribuem para com a saúde pública do Mato Grosso do Sul.

Conforme o diretor da ETSUS, Newton Gonçalves de Figueiredo, a I Semana do Técnico em Enfermagem servirá para estabelecer qual a necessidade dos profissionais técnicos em enfermagem em treinamento e qualificação. “Mais de 80% dos profissionais que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde) são nível médio, então a ETSUS tem essas ações voltadas para o nível médio que é quem atende a população. Queremos valorizar e fortalecer esse profissional, queremos proporcionar qualificação, uma formação voltada a ele”, garante.

O evento contará com palestras, mesa redonda, minicursos e terá a participação de profissionais de enfermagem que compõem as equipes de saúde de Mato Grosso do Sul. Profissionais com nível superior podem participar, no entanto, o foco de todos os temas e atividades são para os profissionais técnicos em enfermagem – nível médio – que atuam nas equipes de saúde das instituições públicas do estado, tanto da Atenção Primária em Saúde quanto das unidades hospitalares. Ao todo, foram disponibilizadas 120 vagas, distribuídas de forma a contemplar todas as regiões de saúde do estado.

A solenidade de abertura e palestras desta quarta-feira (17) serão transmitidas ao vivo e podem ser conferidas através do link:

Confira a Programação:

Quarta-feira (17/05/2023):

8h30 às 10h – Abertura Solene;

10h às 11h30 – Palestra: Segurança no preparo das medicações – Palestrante: Wesley Gomes;

13h30 às 17h30 – Mesa Redonda: Atuação do profissional técnico em enfermagem: direitos e implicações de sua atuação profissional.

A mesa será composta por representantes do COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e dos principais sindicatos e órgãos reguladores da enfermagem. Após as falas dos integrantes da mesa, será aberto ao público para questionamentos pertinentes ao tema.

Toda a programação da quarta-feira (17) acontece no auditório LAC UFMS.

Quinta-feira (18/05/2023):

7h30 às 11h30 – Palestra: Curativos e coberturas – Novas tecnologias e abrangência da atuação do técnico em enfermagem – Palestrante: Felipe Veloso. Local: Auditório LAC UFMS;

13h30 às 17h30 – Minicursos:

• RCP – Reanimação Cardio Pulmonar – Intra e extra hospitalar;
  • Segurança no preparo de medicamentos; e
  • Feridas e curativos para técnicos em enfermagem.

Sexta-feira (19/05/2023):

7h30 às 11h30 – Minicursos:

• RCP – Intra e extra hospitalar;
  • Segurança no preparo de medicamentos; e
  • Feridas e curativos para técnicos em enfermagem.

Os minicursos serão realizados nas dependências da ETSUS e nos laboratórios de práticas de enfermagem do INISA (Instituto Integrado de Saúde) na UFMS.

A ETSUS fornecerá declarações com carga horária proporcional à participação de cada profissional.

Kamilla Ratier, SES

Publicado por: Osvaldo Nonato De Castro Junior