ACS no cuidado e controle da má nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS)


APRESENTAÇÃO


O presente curso é disponibilizado pela Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, e tem como objetivo aperfeiçoar os Agentes Comunitários de Saúde no desenvolvimento de práticas educativas relacionadas com os cuidados nutricionais.

O curso é fundamentado nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) e o Observatório de Condições Crônicas e Alimentação (OCCA/UFMS).

Público-Alvo:

O curso é destinado aos Agentes Comunitários de Saúde.

 


REQUISITOS


Os interessados deverão cumprir os seguintes requisitos:

      • Possuir ensino Médio concluído;

      • Ter, no mínimo, 18 anos completos.

 


PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO


Quando formado o Agente sairá habilitado nas seguintes áreas:

      • Aplicação da vigilância alimentar e nutricional no cotidiano;

      • Atuar segundo os preceitos do Guia Alimentar da População Brasileira, com ênfase na prevenção das faces da má nutrição;

      • Auxílio à Equipe Saúde da Família em Vigilância Alimentar e Nutricional.

      • Realizar atividades educativas voltadas para o cuidado alimentar e nutricional da população de sua unidade de saúde

 


MÓDULOS


Módulo I

O que é má nutrição? Como identificá-la na minha prática de ACS? (6 horas); a) Obesidade: o que é? O que causa? Quem são os atingidos em números?; b) Desnutrição: o que é? O que causa? Quem são os atingidos em números?; c). Ambiente alimentar e padrões socioeconômicos da alimentação: o que é um ambiente alimentar saudável? O que é um ambiente alimentar não saudável? Como nossa condição socioeconômica influencia as escolhas dos usuários da APS?

Módulo II

O SISVAN, o que é? Para que serve? (6 horas); a) O sistema de vigilância da APS para alimentação: o que é o SISVAN? Quais dados ele já traz? Aonde ele está? Quem é responsável por ele? Porque é importante que ele seja alimentado? b) O que ele mede e vigia? Peso, altura, circunferência cefálica e marcadores de consumo alimentar. Só o nutricionista ou pediatra podem fazer vigilância pelo SISVAN?; c) E-SUS e Prontuário eletrônico do cidadão: como ele é? O que eu ACS preciso saber? Eu ACS posso usar?

Módulo III

Marcadores antropométricos e de consumo alimentar (10 horas); a) Como medir peso: tutorial de como aferir corretamente peso e como registrar; b) Como medir altura: tutorial de como aferir corretamente peso e como registrar. C) Como medir circunferência cefálica: tutorial de como aferir corretamente peso e como registrar; d) Marcadores de consumo de menores de 2 anos: como abordar a mãe da criança? Quais são os marcadores? Como fazer as perguntas? Como registrar os dados?; e) Marcadores de consumo de maiores de 2 anos: como abordar o usuário da APS? Onde posso fazer essa coleta? Quais são os marcadores e como perguntá-los? Com registro?

Módulo IV

Minha atuação no ACS sobre proteção e promoção da alimentação saudável: quais orientações posso dar à comunidade? (8 horas); a) O que é alimentação adequada e saudável? Descrever o que é (Modulo de profissionais REDE ECO-AB já tem); b) O que eu como ACS posso orientar a população (base Guia Alimentar)? (Conhecer os 2 Guias, destrinchar seus paradigmas e utilidades, se apropriar das suas orientações) falar PROTOCOLOS DE USO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA NA ORIENTAÇÃO ALIMENTAR: BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS E PROTOCOLO PARA A POPULAÇÃO ADULTA E DA PESSOA IDOSA; c) Valorização do trabalho do ACS em alimentação e contato com a comunidade (como eu ACS contribui na PAAS? Material de orientações e folders que o ACS pode possuir e conhecer para levar em suas visitas domiciliares).

 


ESTRUTURA CURRICULAR


O curso é na modalidade EAD, no formato auto instrucional, com carga horária total de 40h. Está disponível aos inscritos de forma gratuita por meio da Plataforma Moodle da ETSUS.

 


DISPONIBILIDADE


As inscrições estão abertas e podem ser feitas em qualquer estado do Brasil.

 

 

Mais informações pelo Telefone: (67) 3345 - 8053

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.