Para dar continuidade à formação dos profissionais de saúde que atuam nas salas de vacinação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ETSUS Professora Ena de Araújo Galvão (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde) e coordenadoria de Imunização, realizou terça-feira (3) e quarta-feira (4) a segunda etapa do ‘Curso Híbrido de BCG’, que aconteceu na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande.
Dividido em duas partes, sendo aulas teóricas – à distância – e práticas, na forma presencial, o curso totaliza 56 horas e fornece certificação aos alunos que concluírem as duas etapas. Até o momento 28 profissionais foram capacitados e já estão atuando no atendimento à população.
Conforme a enfermeira do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Lorena de Castro, a etapa prática do curso é uma oportunidade para os profissionais executarem o que foi ensinado de forma online, além contribuir para a qualidade da vacinação.
“Os profissionais que estavam nos supervisionando conseguiram passar toda a técnica e tranquilidade que é necessária para aplicação da vacina. Esta é uma iniciativa incrível, que além de capacitar os profissionais, otimiza o processo de imunização”, afirmou.
A vacina BCG auxilia na prevenção da tuberculose pulmonar e também evita o desenvolvimento das formas graves da doença, como a meningite tuberculosa. Além das crianças, a vacina é indicada para pessoas de qualquer idade que convivam com portadores de hanseníase e estrangeiros, ainda não vacinados, que estejam de mudança para o Brasil.
O ‘Curso Híbrido de BCG’ visa o fortalecimento da formação continuada profissional e é disponibilizado de forma gratuita aos profissionais da saúde que atuam em salas de vacinação do estado e que, posteriormente, serão multiplicadores no território.
Publicado por: Osvaldo Nonato De Castro Junior