Curso Técnico em Órteses e Próteses: Formando Profissionais de Saúde

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 31, 2023 as 09:22 | Voltar

Com o foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão (ETSUS) em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação CER/APAE e a Secretaria de Estado de Educação - SED, realizou na manhã desta quarta-feira (18), a aula inaugural da segunda turma do Curso Técnico em Órteses e Próteses. O curso profissionalizante é direcionado aos trabalhadores de nível que já atuam na Rede Pública de Saúde do Mato Grosso do Sul, mas não possuem formação específica.

Trata-se de um curso presencial mediado por tecnologias, e conta com uma carga horária de 1.200 horas/aula. O itinerário formativo é dividido em 528h teórico-práticas que ocorrem na ETSUS, 240h de atividades não presenciais por meio da plataforma Moodle, e mais 432h de atividades práticas desenvolvidas em oficinas ortopédicas credenciadas, e em espaços de prática profissional.

A primeira turma, concluída no ano de 2022, formou 17 profissionais que a partir de então passaram a contribuir significativamente para a melhoria dos processos de trabalho no Centro Especializado em Reabilitação da APAE. O grande e positivo impacto no ambiente de trabalho e a melhoria da qualidade da assistência observada, fez com que a ETSUS procurasse meios de dar continuidade ao processo através de novas turmas e assim se tornou a primeira escola técnica do país a dar início à segunda turma do Curso Técnico em Órteses e Próteses.

A coordenadora técnica do curso, enfermeira Denise Rodrigues Fortes, destaca o diferencial desta turma, que contará com participantes de municípios do interior do estado como Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas e Rio Brilhante, fortalecendo ainda mais a rede através da descentralização das ações.

Segundo a terapeuta ocupacional e Supervisora da oficina ortopédica do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER) em Campo Grande, e que atua como tutora dos alunos matriculados no curso, Adriana Maria de Oliveira, as expectativas para essa nova turma estão altas. “Os alunos da primeira ação saíram com uma bagagem enorme, e foi um curso que deixou a gente bem feliz, já que estamos capacitando alunos para trabalhar dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Esperamos que tenhamos uma quantidade significativa de pessoas e materiais para atender esses pacientes, e que as aulas ocorram bem”, esclarece.

Para a terapeuta ocupacional, Lisa Lima, que atua há 2 anos no Cotolengo Sul-Mato-Grossense, espaço de atendimento às crianças, adolescentes e adultos carentes com paralisia cerebral grave, que participa enquanto aluna, o curso é uma oportunidade, já que existe uma crescente demanda na área. “Os pacientes precisam muito de uma pessoa que possa atendê-los da melhor forma possível, então para mim é uma honra participar. Espero aprender o máximo possível, e conseguir futuramente colocar em prática tudo que foi aprendido”, conta a profissional.

O diretor da instituição de ensino, enfermeiro Newton Gonçalves de Figueiredo, descreve a satisfação de estar a frente da primeira escola técnica do país a iniciar a segunda turma do curso Técnico em Órteses e Próteses: " sermos a primeira escola da Rede de Escolas Técnicas do SUS a dar continuidades ao processo de formar técnicos em órteses e próteses, demonstra nosso compromisso enquanto instituição diretamente ligada ao SUS em contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade da assistência à saúde da população de Mato Grosso do Sul".

Ao término do curso espera-se que os profissionais estejam aptos para atuar com autonomia na confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses e meios de locomoção (OPM), em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Publicado por: Osvaldo Nonato De Castro Junior

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.