O livro “Saúde na fronteira Brasil-Paraguai: territorialidades e intersetorialidades nas estratégias de cuidado e educação em saúde”, foi lançado e tem como temática as práticas de cuidado e educação em saúde na região de fronteira. Ele foi organizado pela professora e pesquisadora Luciane Pinho de Almeida, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A publicação apresenta os resultados da pesquisa “Rede intersetorial de políticas públicas: saúde, saberes e diversidades no município fronteiriço de Porto Murtinho/MS”, que recebeu fomento da Fundect através da Chamada nº 08/2020 – PPSUS.
A implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico trouxe à região de Porto Murtinho, especialmente na fronteira Brasil-Paraguai, um protagonismo no cenário nacional atual. A Rota Bioceânica cruzará o estado de Mato Grosso do Sul e ligará os oceanos Atlântico e Pacífico. A ponte binacional em construção, ligando o município a Carmelo Peralta, no Paraguai, já é um marco para a rota e impacta a vida da população dos dois lados da fronteira.
O livro foi elaborado por pesquisadores de diferentes áreas de formação e instituições, como da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do Telessaúde MS, da Escola de Saúde Pública “Dr Jorge David Nasser” (ESP/MS) e da Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão” (ETSUS/MS).
Segundo Luciane Pinho de Almeida:
“A publicação vem contribuir sensivelmente para uma discussão sobre a fronteira Brasil–Paraguai, procurando discutir suas particularidades com vistas a colaborar com os gestores públicos na construção e efetivação de políticas públicas intersetoriais e de educação em saúde. Porto Murtinho pode assim ser fonte de inspiração para outros municípios fronteiriços, na medida em que a discussão se amplie numa vertente de articulação e efetivação de políticas públicas transfronteiriças “
O Capítulo 2, cujo o título é “Formação em Saúde Transfronteriça: perspectivas contemporâneas para as escolas do SUS”, foi elaborado, à época, pelos pesquisadores da ESP/MS (Raquel Silva Barreto; Inara Pereira da Cunha; e André Vinicius Batista de Assis), da ETSUS/MS (Arthur Duarte Fantesia Costa Cruz e Newton Gonçalves de Figueiredo) e do Telessaúde MS (Paola Carvalho dos Santos Oliveira).
O livro pode ser acessado na íntegra, gratuitamente e pode ser baixado através do link: https://www.fundect.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/eBook_saude-brasil-paraguai-1.pdf#page=115.99.
Texto: Arthur Duarte Fantesia Costa Cruz e Gabriela de Assis Pael.
Publicado por: Osvaldo Nonato De Castro Junior