Técnico em Órtese e Prótese


APRESENTAÇÃO


O curso Técnico em Órteses e Próteses, teve origem em um movimento nacional de fortalecimento da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Tendo sua primeira turma realizada em parceria com o Ministèrio da Saúde, O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica – ICICT/Fiocruz e a Secretaria de Estado de Educação, a Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão – ETSUS/MS, formou em 2022, 17 Técnicos em Órteses e Próteses que poderão atuar nas Oficinas Ortopédicas do Estado.

Visando ampliar o acesso e a oferta de Tecnologia Assistida, as Oficinas Ortopédicas contam com profissionais como Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Técnicos Ortesistas e Protesistas que realizam a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM). Tais serviços de saúde devem estar articulados e vinculados a estabelecimento de saúde habilitado como o Serviço de Reabilitação Física ou ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) com serviço de reabilitação física.

Frente ao impacto positivo observado após a qualificação dos profissionais na primeira turma do curso, com a melhoria da assistência e resolutividade nos processos de trabalho do Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande, a ETSUS/MS é a primeira Escola Técnica do país a iniciar a segunda turma de Curso Técnico em Órteses e Próteses, desta vez com recursos estaduais através de uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Educação e CER/APAE, incluindo alunos de outros municípios que possuem Oficinas Ortopédicas.

Para além, esta ação é um comprometimento direto da Escola Técnica de Saúde Professora Ena de Araújo Galvão, com o desenvolvimento de cursos que atendam as demandas do nível médio do estado no quesito Órteses e Próteses.

Público-Alvo:

O curso é destinado a trabalhadores de nível médio do SUS que atuam na Rede de Apoio à Pessoa com Deficiência.

 


OBJETIVOS


Formar profissional técnico para atuar com autonomia e competência na dispensação, na confecção, na adaptação e na manutenção de órteses e próteses e meios de locomoção (OPM), considerando os princípios e as diretrizes do SUS para o fortalecimento da rede de cuidado à saúde da pessoa com deficiência.


REQUISITOS


A formação é destinada a profissionais da saúde que já estão ativos, porém que ainda não possuem especialização na área. Segue os requisitos necessários:

      • Ensino Médio concluído;
      • Idade mínima de 18 anos;

      • Estar atuando na área de órteses e próteses sem a devida formação técnica;

      • Curriculum vitae resumido e devidamente comprovado;

      • Memorial relatando a trajetória profissional, indicação da chefia imediata com declaração de disponibilidade para participar do curso de formação, levando em consideração a presença nas aulas teórico-práticas (mediadas por tecnologias e presenciais) e nas aulas práticas, nas quais serão realizadas atividades no cenário de prática, laboratórios e oficinas ortopédicas.

 


PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO


O Técnico em Órteses e Próteses será habilitado para:

      • Realizar, sob a supervisão de profissionais de nível superior, exames e avaliação física para fins de medidas para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção humana.

      • Realizar medidas para confeccionar, modelar, ajustar e consertar órteses e próteses humanas, de acordo com as necessidades físicas, psicológicas, econômicas e sociais do cliente, como também com as possibilidades oferecidas por inovações tecnológicas.

      • Participar do projeto, da confecção, do ajuste e da avaliação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

      • Aplicar tecnologias para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

      • Acompanhar os resultados do trabalho executado nos pacientes, atendendo a eventuais necessidades de ajustes, de orientações ou adaptação, por solicitação médica e fisioterapêutica e/ou de outros profissionais de áreas afins.

      • Avaliar e utilizar materiais e componentes relativos à produção de órteses, de próteses e meios auxiliares de locomoção.

      • Organizar o processo de trabalho da oficina de produção, manutenção e adaptação de órteses, de próteses e meios auxiliares de locomoção com base no perfil epidemiológico do segmento da população com deficiência e nas demandas loco regionais dos serviços da rede de atenção à saúde do SUS.

      • Integrar e assistir à equipe multidisciplinar nos processos de reabilitação e readaptação, na avaliação e no acompanhamento das pessoas com deficiência, mediante projetos terapêuticos singulares na perspectiva sistêmica e integral.

      • O técnico em Órteses e Próteses poderá atuar em oficinas ortopédicas, centros de reabilitação física, oficinas e indústrias de produção biomédica, hospitais, clínicas, empresas de ortopedia técnica e empresas de confecção de produtos ortopédicos.

 


ESTRUTURA CURRICULAR


Utilizando a modalidade presencial e mediado por tecnologias em alguns momentos, o curso possui carga horária total de 1.200h divididas em 528h teórico-práticas que ocorrerão na ETSUS, 240h de atividades não presenciais que será trabalhado através da plataforma Moodle e 432h de atividades práticas a serem desenvolvidas na oficina credenciada e nos espaços que compõem os cenários de prática profissional do técnico em Órteses e Próteses.

 


MÓDULOS


Módulo I: Introdução

Com carga horária de 106h, aborda as unidades de ensino de: Estudos Iniciais- Campo de Atuação Órtese e Prótese, Competências do Trabalhador do SUS - 1, Vivência no Território e Vivência em Ortopedia Técnica.

Módulo II: Infância

Com carga horária de 346h, inclui as seguintes unidades de ensino: Introdução ao Módulo Infância, Ciclo de Vida da Criança e Competências do Trabalhador do SUS - 2.

Módulo III: Adolescência

Este módulo aborda as unidades de ensino: Introdução ao Módulo Adolescência, Ciclo de Vida do Adolescente e Competências Do Trabalhador do SUS – 3, que somam 162h.

Módulo IV: Adulto

As 138h deste módulo são divididas nas seguintes unidades de ensino: Introdução ao Módulo Adulto, Ciclo de Vida do Adulto e Competências do Trabalhador do SUS – 4.

Módulo V: Idoso

Também com 138h, este módulo inclui as unidades de ensino de Introdução ao Módulo Idoso, Ciclo de Vida do Idoso e Competências do Trabalhador do SUS – 5.

Módulo VI: Aprimoramento Técnico

O último módulo do curso busca integrar o conhecimento adquirido nos módulos anteriores através de duas unidades de ensino: Aprimoramento Técnico e Seminários Integrativos. Este módulo possui 310h.

 


DIPLOMA


A Escola Técnica do SUS após o ato de reconhecimento do curso concedido pelo Conselho Estadual de Educação, registrará e expedirá, sob sua responsabilidade, os diplomas em conformidade com os dados informados no SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, a quem caberá atribuir um código autenticador do referido registro, para fins de validade nacional.

Diploma de Técnico em Órteses e Próteses de nível médio, é destinado aos estudantes que concluem com êxito todos os módulos do curso com frequência mínima exigida, desempenho suficiente, no mínimo conceito C e elaborado/entregue o Portfólio no último módulo do curso.

 


DISPONIBILIDADE


O curso ocorre apenas em Campo Grande/Mato Grosso do Sul, interessados de outros municípios poderão participar desde que tenham disponibilidade para as aulas presenciais. No momento as inscrições para o curso estão encerradas.

 

 

Mais informações pelo Telefone: (67) 3345 - 8053

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.