APRESENTAÇÃO
O Curso Técnico em Órteses e Próteses da Escola Técnica do SUS "Professora Ena de Araújo Galvão" visa formar profissionais técnicos para atuarem na dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) dos serviços especializados do Sistema Único de Saúde – SUS de Mato Grosso do Sul.
CARGA HORÁRIA
O curso é composto por 528h de atividades presenciais, 240h de atividades não presenciais, e 432h de atividades práticas, que totalizam 1.200h.
ESTRUTURA CURRICULAR
O curso é composto por seis módulos:
Módulo I: Introdução
Com carga horária de 106h, aborda as unidades de ensino de: Estudos Iniciais- Campo de Atuação Órtese e Prótese, Competências do Trabalhador do SUS - 1, Vivência no Território e Vivência em Ortopedia Técnica.
Módulo II: Infância
Com carga horária de 346h, inclui as seguintes unidades de ensino: Introdução ao Módulo Infância, Ciclo de Vida da Criança e Competências do Trabalhador do SUS - 2.
Módulo III: Adolescência
Este módulo aborda as unidades de ensino: Introdução ao Módulo Adolescência, Ciclo de Vida do Adolescente e Competências Do Trabalhador do SUS – 3, que somam 162h.
Módulo IV: Adulto
As 138h deste módulo são dividas nas seguintes unidades de ensino: Introdução ao Módulo Adulto, Ciclo de Vida do Adulto e Competências do Trabalhador do SUS – 4.
Módulo V: Idoso
Também com 138h, este módulo inclui as unidades de ensino de Introdução ao Módulo Idoso, Ciclo de Vida do Idoso e Competências do Trabalhador do SUS – 5.
Módulo VI: Aprimoramento Técnico
O último módulo do curso busca integrar o conhecimento adquirido nos módulos anteriores através de duas unidades de ensino: Aprimoramento Técnico e Seminários Integrativos. Este módulo possui 310h.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O Técnico em Órteses e Próteses será habilitado para:
- Realizar, sob a supervisão de profissionais de nível superior, exames e avaliação física para fins de medidas para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção humana;
- Realizar medidas para confeccionar, modelar, ajustar e consertar órteses e próteses humanas, de acordo com as necessidades físicas, psicológicas, econômicas e sociais do cliente, como também com as possibilidades oferecidas por inovações tecnológicas;
- Participar do projeto, da confecção, do ajuste e da avaliação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. - Aplicar tecnologias para a melhoria da qualidade de vida do paciente; - Acompanhar os resultados do trabalho executado nos pacientes, atendendo a eventuais necessidades de ajustes, de orientações ou adaptação, por solicitação médica e fisioterapêutica e/ou de outros profissionais de áreas afins;
- Avaliar e utilizar materiais e componentes relativos à produção de órteses, de próteses e meios auxiliares de locomoção;
- Organizar o processo de trabalho da oficina de produção, manutenção e adaptação de órteses, de próteses e meios auxiliares de locomoção com base no perfil epidemiológico do segmento da população com deficiência e nas demandas locorregionais dos serviços da rede de atenção à saúde do SUS;
- Integrar e assistir à equipe multidisciplinar nos processos de reabilitação e readaptação, na avaliação e no acompanhamento das pessoas com deficiência, mediante projetos terapêuticos singulares na perspectiva sistêmica e integral.
ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ÓRTESES E PRÓTESES:
Oficinas ortopédicas, Centros de reabilitação física, Clínicas, Empresas de confecção de produtos ortopédicos, Hospitais, Empresas de ortopedia técnica, Oficinas e indústrias de produção biomédica.